Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018 - 06:33:59

720915

Dom Luís Fernando Castillo Mendez - Primeiro Bispo de Brasília

Sua Eminência Reverendíssima Dom Luiz Fernando Castillo Mendez

Sua Excelência Reverendíssima, Dom Luiz Fernando Castillho Mendez, nasceu em 04 de Dezembro de 1922, na Venezuela, sendo filho de Sacramento Castillo López e Carmen Méndez de Castillo. Estudou no Seminário Diocesano Sto. Tomás de Aquino - São Cristobal – Venezuela (1933-37), sendo Bachiller em Humanidades (segundo grau), e no Seminário Maior  de São José - Caracas – Venezuela (1938-41), tendo cursado Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma (1942-46). Recebeu a Sagrada Ordenação Presbiteral na Igreja Católica Apostólica Romana, em Espanha, a 10 de Agosto de 1944, aos 22 anos de idade, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Mons. Valentin Comillas e Santa Maria. Mais tarde recebeu a Sagrada Ordenação Episcopal como Bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira, das mãos de Sua Excelência Reverendíssima, Dom Carlos Duarte Costa, Bispo do Rio de Janeiro e Presidente da Igreja, em Balboa, Zona do Canal do Panamá em 03 de Maio de 1948, aos 25 anos de idade.

Dom Carlos e Dom Luiz

Foi o Primeiro Bispo de Brasília – Brasil e quatro vezes Presidente da Igreja.

O maior Colégio Episcopal presente foi o brasileiro, que confirmou o Patriarcado, iniciando estudos sobre a criação do "Patriarcado Inter Pares" para acolher Igrejas Nacionais de diversos países, inclusive Igrejas do Leste Europeu. Veio a falecer em Brasília, em 29 de Outubro de 2009.

Na companhia de Most Reverend Bertil Persson

Dom Castillo e Dom Josivaldo Pereira de Oliveira